Quais são as tendências do mercado imobiliário para 2024? A pergunta tem circulado dos grandes players aos corretores de imóveis, em um movimento natural de preparação para encarar as novidades do novo ciclo.
Algumas certezas já estão diante de nossos olhos. Entre elas, a recente aprovação do orçamento de R$117 bilhões do FGTS para o próximo ano, aumento significativo em relação a 2023 e indicativo de maior disponibilidade de crédito, especialmente para os imóveis econômicos. Ou seja, a produção de imóveis deve ter um impulso importante, com mais pessoas aptas a fazer a compra de sua primeira moradia.
A taxa de juros deve continuar sua trajetória de redução, ao mesmo tempo em que a inflação está sob relativo controle. Segundo especialistas, isso faz brilhar os olhos do mercado de capitais, que está esquentando as turbinas e deve fazer mais apostas – e tem aposta mais segura que o imobiliario?
Por outro lado, alguns desafios também se desenham, como a crise climatica, o aumento dos custos dos insumos e da mão de obra, a escassez de terrenos e outras alternativas de investimento disputando a atenção dos clientes.
steja ao lado de grandes líderes do setor e fique por dentro das tendências imperdíveis do mercado imobiliário. Participe do CUPOLA Summit 2024.
Como já é tradicional neste período, o Imobi Report reúne análises de importantes agentes do mercado imobiliário para o apontamento de tendências e certezas para o novo ano. Confira abaixo.
Lucas Lima, General Manager do QuintoAndar no Brasil
Em 2023, observamos que o aluguel vem se consolidando como a realidade do brasileiro, e cada vez mais por opção própria. Os dados da última PNAD confirmam essa percepção: em 2016, 18% da população morava de aluguel, hoje em dia esse percentual é 21%. Este movimento também é impulsionado pela estabilização dos preços, após um período de alta em 2022, devido à demanda reprimida durante a pandemia.
Diante desse cenário, o QuintoAndar focou em facilitar ainda mais a jornada de locação. Foram dezenas de fluxos e processos revisados e melhorados por meio da tecnologia com o objetivo de proporcionar uma experiência cada vez mais fluida. Nossos números comprovam o êxito dessa estratégia, com a média de 1 novo imóvel anunciado a cada 3 minutos e 1 contrato fechado a cada 4 minutos.
O aumento de empreendimentos multifamily no Brasil também foi notável em 2023. A nova proposta de moradia que eles trazem vai ao encontro da demanda crescente por aluguel – principalmente nos grandes centros, em que as pessoas estão morando mais sozinhas e priorizando flexibilidade. É um movimento muito bem-vindo para elevar o patamar de qualidade de moradia, e que deve ganhar ainda mais força em 2024.
Em Compra e Venda, a queda da taxa Selic voltou a impulsionar o mercado, o que também deve ganhar força em 2024. No QuintoAndar, traçamos uma estratégia focada em capacitar os corretores parceiros, com novas ferramentas de gestão da rotina, materiais para aprofundamento no conhecimento da região em que atuam, entre outras melhorias que trouxeram ótimos resultados: aumentamos em 40% o número de contratos fechados, comparados a 2022, e atingimos o pico de 1.400 imóveis vendidos no mês.